Soluções de TI para aumento significativo da organização, do desempenho, da produtividade e da eficácia da área de RH
O RH++ é conjunto de soluções de TI que visam aumentar a organização, o desempenho, a produtividade e a eficácia do setor de Recursos Humanos das companhias, acompanhando o crescimento das organizações. Ele é composto por nove soluções para as áreas de Planejamento e Monitoramento, Avaliação de Desempenho, Pesquisas e Operação do RH, e inclui inovações tais como Gestão de Risco em RH e Pesquisas em Fluxo (contínua).
As soluções são flexíveis e independentes, e podem ser adequadas e integradas ao que o cliente deseja, de acordo com seu porte, nível de complexidade e maturidade das suas demandas. A RSI Redes fornece, além de capacitação/treinamento, definição/adaptação dos processos de trabalho relacionados, apoio técnico, atualizações e suporte para implantação.
Para a RSI Redes, uma solução é composta por metodologia/processo de trabalho, software e capacitação. É necessário definir ou adequar o processo de trabalho que será apoiado por um software. Ambos precisam estar alinhados e coerentes. E para que o software apoie integralmente um processo de trabalho, a equipe participante deste processo precisa estar capacitada.
As soluções deste grupo são independentes e têm por objetivo apoiar as atividades de planejamento e monitoramento da área de RH.
A solução de Gestão Estratégica de RH permite o acompanhamento das iniciativas estratégicas (ex: projetos) decorrentes do BSC de RH ou de seus objetivos estratégicos. O acompanhamento é realizado por meio de ciclos regulares (ex: mensais) de mensuração (de progresso e resultados), monitoramento (avaliação) e ação (definição de ações corretivas e seus responsáveis).
Da mesma forma, os processos de trabalho da área de RH podem ser mensurados e monitorados com a solução de Gestão por Indicadores de RH, que permite a avaliação e melhoria contínua dos serviços prestados por RH para empresa, bem como de seus processos internos.
Os riscos da área de RH, que podem afetar os seus resultados e afetar negativamente a imagem da área, podem ser monitorados pela solução de Gestão de Riscos de RH, que possui uma biblioteca pré-configurada com 50 riscos e 200 ações para mitigar estes riscos, preparada por especialistas, e que pode ser adaptada para cada empresa.
As pesquisas internas, onde os respondentes são os colaboradores de uma empresa, são necessárias para que a área de RH avalie a efetividade de suas ações.
O site Pesquisas Organizacionais, desenvolvido em parceria com a empresa DEDIX, possui questionários elaborados para pesquisas de clima, engajamento, comunicação interna, aderência aos valores e à ética, entre outras. Toda a operação das pesquisas é realizada online: aquisição, configuração (ex: emails dos participantes), acompanhamento e apresentação de resultados.
A solução Pesquisas em Fluxo permite a realização de pesquisas contínuas (ex: uma vez por semana), com parte dos participantes, de tal forma que novas respostas são regularmente incorporadas, respostas mais antigas são descartadas, e o resultado recalculado a cada novo grupo de respostas.
A avaliação de desempenho dos colaboradores de uma empresa, realizado com base em resultados e em comportamentos, é uma atividade regular, que em geral está associada a programas de bonificação. Soluções com base em software têm muitas vantagens sobre as alternativas que utilizam planilhas eletrônicas, destacando-se a integridade dos dados e a facilidade de consolidação dos resultados.
Os resultados (KPIs) a serem alcançados pelos colaboradores podem ser definidos, monitorados ao longo do ano e avaliados ao final do ano por meio da solução de Avaliação de Resultados. Os comportamentos esperados, relacionados às competências necessárias a cada grupo de colaboradores, pode ser realizada com apoio da solução de Avaliação de Comportamentos.
Estas duas soluções podem ser utilizadas individualmente ou integradas para cálculo de bônus dos colaboradores participantes.
Há muitas atividades operacionais da RH que são automatizadas (ex: Folha de Pagamentos) mas destacamos três que podem trazer maior eficácia para área.
A solução de Chatbots para o RH aumenta a interação da área com seus clientes internos. Estes "robôs de conversa" são programas que permitem uma interação ágil por aplicativo de mensagens (como o WhatsApp, o Messenger e o Telegram). Informações sobre pagamento, férias, impostos e outras, relacionadas ao RH, podem ser fornecidas a partir de um chatbot, trazendo agilidade aos questionamentos e reduzindo custos para a empresa. Um estudo de 2018 nos EUA mostrou que mais de 1/3 dos entrevistados utilizaria um chatbot para resolver problemas ou buscar respostas rápidas em uma emergência. Os principais benefícios apontados pelos entrevistados foram a disponibilidade 24 x 7, respostas imediatas, respostas para perguntas simples e facilidade de comunicação.
A solução de Gestão de Demandas de RH permite automatizar o registro, a priorização e a execução das atividades que são solicitadas ao "balcão" da área (ex: seleção para uma nova vaga, funcionário que entra de férias etc). A solução permite uma maior transparência das atividades de RH e permite calcular indicadores, com vistas à melhoria dos serviços e correto dimensionamento do atendimento realizado pela área.
Em um cenário com muitos colaboradores e muitos projetos, a solução de Gestão de Alocação de Equipes permite, com base em competências existentes (dos colaboradores) e necessárias (nas etapas dos projetos), gerar cenários de alocação das equipes, otimizados segundo critérios próprios de cada empresa, utilizando-se de técnicas de Inteligência Artificial.
A RSI Redes, fornecedora de soluções customizadas e orientadas para a gestão mais eficaz dos negócios, lança o RH++, conjunto de soluções de TI que visam aumentar a organização, o desempenho, a produtividade e a eficácia do setor de Recursos Humanos das companhias, acompanhando o crescimento das organizações.
Uma das tecnologias da informação reconhecida pelo seu potencial disruptivo é a tecnologia Blockchain. Na primeira parte do artigo são apresentadas a origem e as características desta tecnologia. Em seguida, na segunda parte, são descritos cenários de utilização destas tecnologias na Gestão de Pessoas e, por fim, na terceira parte, são colocadas conclusões e algumas questões para reflexão.
O que o Eduardo, a Lu, a Siri, a Bixby, a Cortana e a Júlia têm em comum? Todos são “funcionários” que atendem seus clientes no esquema 24 x 7, sem férias e sempre extremamente solícitos. Mesmo que você não os conheça, provavelmente já manteve alguma interação com um deles ou com um “semelhante” a eles. Na realidade eles são assistentes digitais, os chatbots. O que são? Qual a sua utilidade para a área de RH?
A mensagem, insistente, é focada no futuro. Para a área de RH das organizações, a mensagem é a mesma: “assim será o futuro… prepare-se para o futuro! ”. OK, todos nós entendemos, há um “Paraíso 4.0” logo ali adiante. Mas como chegar lá?
Em um cenário no qual os problemas a serem resolvidos passaram a ter uma definição mais uniforme, as soluções de TI empregadas pela Área de Recursos Humanos passaram a ser mais padronizadas. Dessa forma, deixou-se de se ter soluções mais customizadas para se empregar soluções já prontas ou mesmo serviços na nuvem. Se é fato que a tecnologia vem constantemente quebrando seus próprios paradigmas, as demandas têm acompanhado essa aceleração. Nesse cenário, a única constância que o gestor de RH indubitavelmente irá se deparar atende pelo nome de “inovação”.
Embora a célebre frase: "Tudo o que é sólido desmancha no ar" tenha sido cunhada por Marx há 150 anos, sua atualidade continua indiscutível. Neste cenário dinâmico, parece contraditório, ou mesmo extremamente temerário, que hoje em dia a área de RH, responsável pela gestão de pessoas, passe ao largo de refletir sobre o futuro.
Aferir periodicamente em uma organização o clima organizacional, ou seu grau de aderência (compliance) à ética, ou como a mesma se comunica internamente, ou avaliar a competência de seus colaboradores, são instrumentos razoavelmente simples, mas que fornecem insumos preciosos para gestão interna. Nas pesquisas tradicionais a informação coletada é discreta, pontual, anual ou semestral; nas pesquisas em fluxo a informação coletada é uma função ao longo do tempo, contínua.
A gestão de riscos precisa ser aplicada de forma mais ampla, pois seus benefícios podem ser extremamente úteis em áreas onde a gestão não é tradicionalmente utilizada. Os gestores que lidam com planejamento, objetivos, metas, projetos e processos, precisam estar preparados para incidentes, eventos não-programados, vulnerabilidades e todos os riscos existentes - e para aqueles que ainda estão por vir.
A State Grid Brazil Holding, um dos principais players do setor elétrico no Brasil, contratou a RSI Redes para aprimorar a sua gestão de Recursos Humanos. As soluções da RSI foram desenvolvidas em parceria com a DEDIX, empresa de gestão empresarial.
A RSI Redes esteve presente no RH RIO 2018 - Congresso de Gestão de Pessoas, organizado pela ABRH-RJ, com a palestra "Blockchain: o que é e como irá impactar a Gestão de Pessoas" apresentada pelo seu sócio Marcos Villas no dia 16/05/18 às 15h20.
O blockchain, uma estrutura de armazenamento de informações, surgiu como suporte à moeda virtual Bitcoin. Em um contexto organizacional, como o blockchain afetará a área de RH e o histórico dos colaboradores de uma empresa? Em que cenários haverá ganho de produtividade? Como lidar com o que for sigiloso ou de acesso restrito? Que iniciativas existem para utilizar o blockchain no contexto de RH?
A palestra deu origem ao artigo Blockchain e a Gestão de Pessoas, publicado no site da ABRH-RJ.