RH++

Soluções de TI para aumento significativo da organização, do desempenho, da produtividade e da eficácia da área de RH

O RH++ é conjunto de soluções de TI que visam aumentar a organização, o desempenho, a produtividade e a eficácia do setor de Recursos Humanos das companhias, acompanhando o crescimento das organizações. Ele é composto por nove soluções para as áreas de Planejamento e Monitoramento, Avaliação de Desempenho, Pesquisas e Operação do RH, e inclui inovações tais como Gestão de Risco em RH e Pesquisas em Fluxo (contínua).

As soluções são flexíveis e independentes, e podem ser adequadas e integradas ao que o cliente deseja, de acordo com seu porte, nível de complexidade e maturidade das suas demandas. A RSI Redes fornece, além de capacitação/treinamento, definição/adaptação dos processos de trabalho relacionados, apoio técnico, atualizações e suporte para implantação.

Para a RSI Redes, uma solução é composta por metodologia/processo de trabalho, software e capacitação. É necessário definir ou adequar o processo de trabalho que será apoiado por um software. Ambos precisam estar alinhados e coerentes. E para que o software apoie integralmente um processo de trabalho, a equipe participante deste processo precisa estar capacitada.






Planejamento e Monitoramento

As soluções deste grupo são independentes e têm por objetivo apoiar as atividades de planejamento e monitoramento da área de RH.

A solução de Gestão Estratégica de RH permite o acompanhamento das iniciativas estratégicas (ex: projetos) decorrentes do BSC de RH ou de seus objetivos estratégicos. O acompanhamento é realizado por meio de ciclos regulares (ex: mensais) de mensuração (de progresso e resultados), monitoramento (avaliação) e ação (definição de ações corretivas e seus responsáveis).

Da mesma forma, os processos de trabalho da área de RH podem ser mensurados e monitorados com a solução de Gestão por Indicadores de RH, que permite a avaliação e melhoria contínua dos serviços prestados por RH para empresa, bem como de seus processos internos.

Os riscos da área de RH, que podem afetar os seus resultados e afetar negativamente a imagem da área, podem ser monitorados pela solução de Gestão de Riscos de RH, que possui uma biblioteca pré-configurada com 50 riscos e 200 ações para mitigar estes riscos, preparada por especialistas, e que pode ser adaptada para cada empresa.






Pesquisas

As pesquisas internas, onde os respondentes são os colaboradores de uma empresa, são necessárias para que a área de RH avalie a efetividade de suas ações.

O site Pesquisas Organizacionais, desenvolvido em parceria com a empresa DEDIX, possui questionários elaborados para pesquisas de clima, engajamento, comunicação interna, aderência aos valores e à ética, entre outras. Toda a operação das pesquisas é realizada online: aquisição, configuração (ex: emails dos participantes), acompanhamento e apresentação de resultados.

A solução Pesquisas em Fluxo permite a realização de pesquisas contínuas (ex: uma vez por semana), com parte dos participantes, de tal forma que novas respostas são regularmente incorporadas, respostas mais antigas são descartadas, e o resultado recalculado a cada novo grupo de respostas.






Avaliação de Desempenho

A avaliação de desempenho dos colaboradores de uma empresa, realizado com base em resultados e em comportamentos, é uma atividade regular, que em geral está associada a programas de bonificação. Soluções com base em software têm muitas vantagens sobre as alternativas que utilizam planilhas eletrônicas, destacando-se a integridade dos dados e a facilidade de consolidação dos resultados.

Os resultados (KPIs) a serem alcançados pelos colaboradores podem ser definidos, monitorados ao longo do ano e avaliados ao final do ano por meio da solução de Avaliação de Resultados. Os comportamentos esperados, relacionados às competências necessárias a cada grupo de colaboradores, pode ser realizada com apoio da solução de Avaliação de Comportamentos.

Estas duas soluções podem ser utilizadas individualmente ou integradas para cálculo de bônus dos colaboradores participantes.






Operação

Há muitas atividades operacionais da RH que são automatizadas (ex: Folha de Pagamentos) mas destacamos duas que podem trazer maior eficácia para área.

A solução de Gestão de Demandas de RH permite automatizar o registro, a priorização e a execução das atividades que são solicitadas ao "balcão" da área (ex: seleção para uma nova vaga, funcionário que entra de férias etc). A solução permite uma maior transparência das atividades de RH e permite calcular indicadores, com vistas à melhoria dos serviços e correto dimensionamento do atendimento realizado pela área.

Em um cenário com muitos colaboradores e muitos projetos, a solução de Gestão de Alocação de Equipes permite, com base em competências existentes (dos colaboradores) e necessárias (nas etapas dos projetos), gerar cenários de alocação das equipes, otimizados segundo critérios próprios de cada empresa, utilizando-se de técnicas de Inteligência Artificial.



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