Indústria 4.0

Consultoria de planejamento para adoção de tecnologias da Indústria 4.0

A Indústria 4.0 diz respeito à utilização de tecnologia de informação (TI) e de tecnologias operacionais (TO), de forma integrada, com conectividade entre seus elementos e interoperabilidade entre sistemas. Esta integração ocorre tanto verticalmente, do chão de fábrica às decisões estratégicas, quanto horizontalmente, segundo as etapas do ciclo de vida de produto (do seu projeto até o seu descarte). A expressão Indústria 4.0 surgiu de uma iniciativa estratégica do governo federal da Alemanha em 2012, com o objetivo de buscar manter o seu protagonismo e a sua competitividade no fornecimento de soluções para indústrias.

Um planejamento para utilização das tecnologias da Indústria 4.0 define, para um período de tempo, que problemas serão resolvidos, com que tecnologias e sistemas, a que custo e com que resultados esperados. Uma visão holística de planejamento, com a identificação dos problemas e das iniciativas para solucioná-los, cria as condições para que haja integração entre todos os elementos de um sistema produtivo.

A RSI realiza o planejamento para adoção integrada e em fases das tecnologias preconizadas pela Indústria 4.0. As principais fases desta consultoria são (1) a realização de um Diagnóstico, (2) a elaboração de Cenários de adoção de novas tecnologias e (3) a elaboração de um Plano para Indústria 4.0, sob medida.




Consultores


Hilton Marinho é Diretor Associado para Indústria 4.0 da RSI. Graduado em Informática pela PUC-Rio, atua desde 1982 nas áreas de TI e Automação Industrial. Foi analista de automação e analista consultor em empresas de Engenharia (Natron), Software/Banco de Dados (Consist), Industriais (Michelin) e Integração de Sistemas (Medusa). Foi sócio-diretor da Total System-TS Soluçoes distribuidor de tecnologia da Rockwell Automation e integração de Sistemas Industriais. Desenvolveu projetos nos segmentos de manufatura, metais e mineração, papel e celulose, alimentos e bebidas, química, óleo & gás, infraestrutura e saneamento. Experiência em equipes internacionais em projetos integrados de automação desenvolvidos na França e nos Estados Unidos. Foi professor do Departamento de Informática da PUC-Rio na área de sistemas operacionais e linguagens de programação.

Márcio Costa é Consultor Sênior nas áreas de automação e instrumentação industrial da RSI. Mestre em Sistemas Inteligentes (UERJ), possui especialização em redes de computadores (PUC-Rio). Engenheiro eletrônico com 26 anos de experiência em coordenação e execução de projetos em diversos segmentos de mercado como óleo & gás, petroquímico, siderúrgico, alimentício, vidreiro e saneamento, participando ativamente das principais etapas de um empreendimento de automação em unidades industriais de grande e médio porte com características de manufatura e de processo contínuo e batelada. Realizou projetos envolvendo importantes marcas de CLPs, SDCDs, SCADAs e Robótica, possui experiência na elaboração de padrões e metodologias de projeto, na definição e execução de testes de equipamentos e sistemas, na especificação de arquiteturas de controle e no comissionamento e partida de unidades de processo.

Marcos Villas é sócio-fundador da RSI. Doutor e Mestre em Administração (IAG/PUC-Rio) e Mestre em Computação (COPPE/UFRJ), Villas tem 36 anos de experiência profissional em TI, dos quais 22 anos em consultoria. Foi analista de sistemas em instituição sem fins lucrativos (IBASE), empresa de mineração (CESBRA) e de engenharia consultiva (Engevix). Foi gerente técnico de uma empresa de consultoria em informática (Tecnosoft) e sócio-diretor de uma empresa especializada em metodologias de desenvolvimento de sistemas (Método Informática, RJ). Na área acadêmica, Villas é Professor do Departamento de Informática da PUC-Rio desde 1983 e Professor Contratado para o MBA em Gestão Empresarial e Sistemas de Informações (CASI), vinculado ao Departamento de Administração da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da UFF desde 2002.

Cido Marani é Consultor Sênior de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC). Mestre em Engenharia da Computação (IPT/USP), possui especialização em Tecnologia em Análise e Projetos de Sistemas (FATEC-SP) e MBA em Gestão de Negócios (FGV), Marani tem 30 anos de experiência profissional em TI. Foi analista de sistemas em uma indústria gráfica (Irmãos VITALE). Foi supervisor de sistemas, supervisor de infraestrutura, DBA, gerente de Logística e gerente de TIC em um grupo industrial do ramo vidreiro (Grupo Wheaton). Na área acadêmica, Marani é Coordenador e Professor do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) e Professor do MBA em Gestão de Negócios da Faculdade FAINAM, desde 2011.




Veja também

RSI Redes cria consultoria de planejamento para Indústria 4.0
(In)Segurança 4.0
Inteligência Artificial e a Indústria 4.0
A Indústria 4.0 e o Fator Humano
Blockchain e sua integração com a Indústria 4.0