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Mapeamento de Processos de Negócio

Mapeamento e Modelagem de Processos de Negócio com pré-requisito para definição de indicadores, de riscos e de sistemas de informação

A RSI realiza o mapeamento e a modelagem de processos de negócio. A partir de processos bem modelados a RSI pode contribuir, com técnicas adequadas, para a identificação de indicadores, de riscos e de oportunidades de automação e integração de informações, relevantes no contexto do processo em questão.




Todas as organizações possuem Processos de Negócio, sejam eles explicitados ou não. Por exemplo, podemos citar processos de atendimento de clientes, contratação de pessoal, desenvolvimento de produtos e vendas, entre outros.

Quando estes processos são mapeados e modelados, segundo as disciplinas comumente utilizadas (como a BPMN), torna-se possível alcançar vários benefícios:

  • Redução de custos, pois as atividades podem ser otimizadas e aquelas que são redundantes podem ser identificadas e eliminadas;
  • Redução do tempo total para execução do processo, pois permite a avaliação e negociação dos tempos para realização de cada atividade do processo;
  • Aumento da qualidade do produto ou serviço resultante do processo, pois com a visão geral é possível identificar onde são necessários pontos de controle de qualidade;
  • Melhoria da comunicação, pois o processo explicitado permite colocar todos os atores relevantes "na mesma página";
  • Aumento da independência entre o processo e quem realiza as suas atividades, pois a "inteligência" do que precisa ser executado está documentada;
  • Definição correta do porte da estrutura e do headcount necessários para o desempenho das atividades do processo segundo as metas estabelecidas;
  • Identificação de indicadores que apresentam o desempenho do processo o que permite identificar gargalos e pontos de melhoria que podem ser tratados com o redesenho do processo e também com adequação dos recursos necessários para a realização de cada atividade;
  • Identificação dos riscos do processo de tal forma que possam ser intencionalmente e objetivamente aceitos, mitigados ou mesmo eliminados;
  • Identificação de oportunidades de automação e integração de informações por meio de tecnologia da informação.