Planejamento

Planejamento estratégico da área de TI, alinhado à estratégia da organização

Principais diferenciais e benefícios:
  • Planejamento abrangente da área de TI, que considera os participantes do processo, o contexto da empresa, o papel desejado para a TI na empresa e as ações a serem realizadas (segundo uma priorização adequada e observando a avaliação de riscos);
  • Planejamento com base no diagnóstico realizado e à luz dos objetivos estratégicos da organização;
  • Equipe experiente tanto em gestão quanto em TI.

O quanto a tecnologia da informação é estratégica para uma organização depende fundamentalmente da natureza das atividades desta organização. Por exemplo, em empresas como bancos e seguradoras a área de tecnologia da informação é considerada estratégica, pois estas empresas lidam basicamente com informação. Nestas empresas a relação “bits/átomos” em seus produtos é extremamente alta. Por outro lado, em organizações com baixa relação “bits/átomos” a área de tecnologia da informação tende a não ser considerada estratégica. Independentemente do “status estratégico” da área de TI em uma organização, é necessário planejar suas atividades.

Os investimentos em TI precisam ser eficazes e portanto é necessário haver alinhamento estratégico, ou seja, coerência interna entre as estratégias de negócio e a TI da organização. Há vários mecanismos que promovem este alinhamento, que são úteis não apenas nos momentos de planejamento, mas também no dia a dia.

A RSI possui uma equipe experiente tanto em gestão quanto em TI, o que é fator crítico de sucesso para preparação do planejamento da área de TI de uma organização, a partir de seu diagnóstico.

Outros serviços de Gestão da TI: